sábado, 8 de agosto de 2009

2

Entrevista a Francisco Pacheco, CDU

Na passada Sexta feira, dia 8 de Agosto, no Salão do Povo de Sines, deu-se a apresentação das Listas ao Município de Sines pela CDU. Essas 4 listas foram: Assembleia de Freguesia de Porto- Côvo, Assembleia de Freguesia de Sines, Assembleia Municipal e Câmara Municipal.
Estivemos com o cabeça de Lista à Câmara municipal de Sines, o qual nos concedeu uma entrevista. Fiquem com algumas respostas do Candidato da CDU:

Francisco Pacheco:

Fale um pouco de si:

Depois do 25 de Abril, o PCP deu-me duas enormes responsabilidades, uma primeira foi fazer parte do Ministério da Agricultura e Pescas e de ter acompanhado o processo da reforma agrária, uma segunda foi ter feito parte também deste nosso poder local democrático, e em 1976 ter sido candidato a câmara municipal de Sines, logo nas primeiras eleições Municipais. Por consequência dessa situação, estive na câmara municipal de Sines durante 21 anos, entre 1976 a 1997, entrei com 28 anos, saí com 50, e estes últimos anos depois de ter saído da câmara estive em Beja, estive na associação de municípios, fui director do Diário do Alentejo, estive também durante jornalista alguns anos, e agora o PCP voltou a propôr que eu viesse a encabeçar de novo a Lista da CDU à câmara municipal (…)

O que, para si, esta pior em Sines? o que se deve de mudar?

Eu penso que Sines necessita nesta altura, pelo que tenho estado a perceber, de tratar das questões do ambiente e da saúde. Não podemos andar sistematicamente a tentar perceber e a duvidar que as questões ambientais não têm a ver com as questões de saúde ,porque têm, e não podemos continuar sem respostas para isto. O que é que acontece à população, desde há 30 anos que este complexo industrial começou, ninguém sabe, portanto, esta questão tem que ser desenvolvida, como resolvida. 30 anos depois deste complexo ter começado, não temos espaços em condições, não temos médicos em condições, e de facto a assistência é uma das piores que o país tem, quando o concelho de Sines é dos concelhos mais importantes para o consumo do pais, nós damos ao país o nosso porto e a nossa zona industrial, mas o país não nos respondeu quando foi na questão de tratarmos das questões ambientais, tratar da saúde (…) Nestes últimos tempos, a autarquia local e a câmara municipal têm desprezado o funcionamento das nossas colectividades, há necessidades de investimento muito fortes na questão do desporto que não foram feitas (…) No país a questão das pescas vai definhando, cada vez temos menos barcos e menos pescadores, há menos capturas, e nós pensamos, e temos quase a certeza, de que há condições para que haja estabilidade nas capturas e haja requalificação e investimento na pesca (…)

Deixe umas palavras aos expectadores sobre as eleições:

As eleições Municipais são as mais importantes, em termos de proximidades, que mais dizem respeito às pessoas, normalmente dizem que as pessoas nas eleições municipais votam nos candidatos e não nos partidos, para que isso seja verdade é importante que as pessoas votem de facto nos seus próprios candidatos e que façam, não é nenhum favor á democracia, nem nenhuma imposição da democracia, é uma questão das suas obrigações cívicas, da participação democrática (…)

Em breve reportagem completa na SinesTV, fiquem atentos!

2 comentários:

efernandes disse...

Boa Sónia! Estás a trabalhar bem...
(A reporter em cima do acontecimento)

Anónimo disse...

Ola
É necessário, sem dúvida, corrigir os atentados ambientais, que tão despreocupadamente têm sido cometidos em sines, tornando-a numa das cidades mais tristemente poluídas do país.
Não falo apenas do ar que respiramos, mas da água que bebemos e dos alimentos que por aqui são semeados.
No entanto Siners chegou ao lamentável estado de abandono, principalmente nos últimos tempos, com aberrações como por exemplo o "Centro de Artes" que desfigura arquitectónicamente não apenas a cidade, mas o local, desfigurando-o; as estradas tipo "queijo suiço", a nulidade cultural que hoje se vive - excluo as "tasquinhas-ó-bebedeiras" e as "Músicas do Mundo". Quaisquer outras actividades passam ao lado da população!
É necessário reestrutar a politica social e de saúde, sem dúvida. Criar incentivos para afastar os jovens da droga e dos bares onde o alcoolismo prolifera.
Nem é preciso muito dinheiro... apenas politicas e ideias, coragem para levar por diante obras cuja necessidade seja sentida por este povo e não colossos que não o servem, para além de serem objecto de critica.

António Casado